DESAFIOS

Soluções que possam aproximar mais o Sicoob Fluminense dos Cooperados e da Comunidade.
CONTEXTO:

Desde que se tornou uma Cooperativa de livre admissão, o Sicoob Fluminense colheu diversos frutos econômicos e financeiros. Entretanto, esse crescimento fez com que a relação com seus Cooperados e com a Comunidade se tornasse mais distante, e muitas vezes fria.

Nesse sentido, o grande desafio do Sicoob Fluminense é conseguir manter suas taxas de crescimento, porém voltando a sua essência, sendo mais próximo dos seus Cooperados e da Comunidade.

E para isso, entendemos que dois princípios cooperativistas irão nos nortear - Interesse pela Comunidade e Educação, formação e informação. O Sicoob Fluminense nasceu dentro de uma Instituição de Ensino, por isso, acreditamos fortemente que para vencer esse desafio precisamos voltar às nossas origens: a Educação.

Acreditamos que a Inteligência Artificial pode ampliar o alcance e a personalização das iniciativas, ajudando a entregar educação, informação e serviços de forma acessível e adaptada às necessidades de cada cooperado.

Inspirados por exemplos como a reinvenção da LEGO, que retomou suas origens e construiu uma comunidade global engajada, buscamos ideias que combinem inovação tecnológica, proximidade humana e impacto comunitário para escrever o próximo capítulo da história do Sicoob Fluminense.

EXEMPLOS DE SOLUÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS
  • - Educação Financeira
    (Plataformas, programas ou ferramentas que democratizem a educação financeira, adaptadas a diferentes perfis de cooperados (jovens, empreendedores, aposentados, etc.)
  • - IA para escalar
    (Uso de inteligência artificial para personalizar conteúdos educativos, criar atendimentos interativos e ampliar o alcance das ações formativas.)
  • - Comunidades Colaborativas
    (Criação de redes físicas e/ou digitais para aproximar cooperados, promover trocas de conhecimento e estimular a colaboração em projetos locais)
  • - Outras soluções que achar pertinente para resolver este desafio.
Soluções para aumentar a eficiência e impactos positivos ambientais, sociais e de governança, além de promover a diversidade e potencializar a relação porto-cidade.
CONTEXTO:

Desde sua inauguração em 2014, o Porto do Açu vem se consolidando como um dos maiores e mais inovadores complexos portuários e industriais da América Latina. Com uma infraestrutura moderna e em constante expansão, busca integrar eficiência operacional, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico.

Para fortalecer esse posicionamento, foi criado o Cais Açu Lab, ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) do Porto do Açu, que atua como plataforma de conexão para o desenvolvimento de soluções aplicadas ao setor portuário, marítimo e industrial. Sua missão é ampliar a eficiência e a resiliência das operações, ao mesmo tempo em que promove práticas sustentáveis e gera valor para toda a cadeia logística.

O desafio de melhoria de processos nasce justamente desse contexto, reconhecendo que há inúmeras oportunidades para tornar as operações mais eficientes, reduzir impactos ambientais e fortalecer a relação porto-cidade.

EXEMPLOS DE SOLUÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS
  • - Eficiência Operacional
    (Novas formas de otimizar fluxos logísticos, produtivos e administrativos).
  • - Sustentabilidade Ambiental
    (Práticas que reduzam emissões, otimizem o uso de energia e recursos naturais, e promovam a economia circular).
  • - Impacto Social
    (Iniciativas que fortaleçam a diversidade, equidade e inclusão, além de gerar benefícios para a comunidade local).
  • - Inovação Tecnológica
    (Uso de dados, digitalização e automação para aprimorar processos e apoiar a transformação sustentável do porto.
  • - Outras soluções que achar pertinente para resolver este desafio.
METERIAL DE APOIO
Repensar processos, produtos e parcerias para acelerar a transição da Ferroport rumo a um modelo de economia circular.
CONTEXTO:

A Ferroport opera no setor de exportação de minério de ferro, integrando atividades industriais e portuárias. Assim como outras empresas do setor mineral e logístico, enfrenta o desafio de reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência no uso de recursos e gerar valor compartilhado com a sociedade.

A economia circular surge como um caminho estratégico, indo além da gestão de resíduos para redesenhar fluxos de materiais, promover o reuso, a reciclagem, a regeneração de recursos e a extensão do ciclo de vida dos produtos, contribuindo, de forma ampla, para a transição energética. No entanto, a adoção deste modelo requer inovação, colaboração intersetorial e mudanças operacionais estruturadas.

A Ferroport já vem adotando práticas sustentáveis, como a valorização de resíduos por meio do programa PREVIR e ações de eficiência energética, mas busca agora estratégias integradas de economia circular, alinhadas com os princípios da sustentabilidade e com marcos regulatórios como a PNRS (Lei nº 12.305/2010), a PNAB e os compromissos ESG.

Neste sentido, o desafio visa coletar soluções práticas, escaláveis e inovadoras para promover a economia circular na Ferroport, considerando sua aplicabilidade em processos, produtos, serviços e relacionamentos com stakeholders, desde que apresentem viabilidade técnica e econômica no contexto portuário-industrial, alinhamento com os compromissos ESG da empresa, potencial de redução de impactos ambientais e geração de valor socioeconômico, bem como possibilidade de implantação em curto, médio ou longo prazo.

EXEMPLOS DE SOLUÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS
  • - Otimização e sistematização de fluxos de entrada e saída de recursos
    (Espera-se estratégias para otimizar os fluxos de entrada e saída de materiais, água e energia na operação, com foco na eliminação de resíduos, maximização da reutilização de recursos e substituição de insumos não renováveis por alternativas sustentáveis. Atualmente, o processo da Ferroport ainda apresenta características do modelo linear, onde tem-se, de forma geral, a compra, utilização e descarte dos materiais inservíveis. Apesar da organização já possuir programas para redução de geração de resíduos, reutilização interna de materiais, aumento da reciclagem e destinação final ambiental e legalmente correta, ainda existem oportunidades relacionadas a otimização dos processos e atividades, inovação tecnológica dos fluxos de compra e descarte dos materiais, identificação de novas oportunidades de reutilização interna de resíduos, rastreabilidade de materiais, monitoramento de indicadores de circularidade, compartilhamento de ativos, sistemas para conexão entre a empresa e os destinadores de resíduos e apoio à tomada de decisão baseada em dados, com foco em eficiência e transparência. Para mais informações sobre os tipos de resíduos gerados e programas já implementados, consulte o Relatório Anual de Sustentabilidade da Ferroport e o Painel de indicadores 2024
  • - Proposta de rede de parcerias
    (Espera-se o desenvolvimento de parcerias estratégicas com fornecedores, clientes, startups e comunidades para criar redes circulares (hubs), viabilizar a logística reversa e valorizar subprodutos ou resíduos em outros elos da cadeia produtiva. A Ferroport, no cenário atual, ainda não possuí, de forma estruturada, rede de parceria com cooperativas e/ou demais organizações focadas na reutilização e reciclagem de materiais, fazendo uso de contratos com empresas privadas para gerenciamento de resíduos, dada a característica do cenário da região. Neste sentido, pode haver oportunidade de estabelecimento de estratégia de conexões ou parceiras com instituições e empresas locais, visando fomentar o reaproveitamento de materiais e desenvolvimento socioambiental da região, por meio de compartilhamento de informações, rateio de fretes, reaproveitamento de resíduos por outras empresas e demais ações. Além disso, tem-se a possibilidade de exercer esforços relacionados ao desenvolvimento de fornecedores, especialmente os disponíveis localmente, para otimização dos processos de fornecimento e manutenção dos equipamentos, visando extensão da vida útil de máquina, materiais e componentes, bem como reinserção desses no ciclo produtivo após utilização, podendo haver sistemas e fluxos informatizados para transações e contatos com outras empresas.)
  • - Cultura organizacional e engajamento
    (Espera-se estratégias voltadas à sensibilização, capacitação e engajamento dos colaboradores, parceiros e comunidades, com foco em fortalecer uma cultura interna e contribuir com o desenvolvimento externo voltado a circularidade e inovação sustentável. Apesar da Ferroport já investir na capacitação dos colaboradores próprios e terceiros a respeito dos temas relacionados a gerenciamento de resíduos e uso sustentável de recursos, a sensibilização sempre é um desafio quando se trata de gestão de mudanças em processos e atividades, sobretudo quando envolve uma mudança cultural. Nesse sentido, tem-se a oportunidade de implementar novas estratégias, de forma estruturada, voltadas a impulsionar o desenvolvimento socioambiental local, bem como sensibilizar os colaboradores próprios e terceiros sobre a importância da economia circular e seu papel essencial nessa implementação, fazendo uso de ferramentas inovadores, tecnológicas, lúdicas e engajadoras, inspirando e mobilizando os colaboradores, parceiros e a comunidade para o projeto.)
  • - Outras soluções que achar pertinente para resolver este desafio.
METERIAL DE APOIO
Formas criativas de economizar água em grandes consumidores (indústrias, shoppings, hospitais, condomínios, entre outros)
CONTEXTO:

A T&D Sustentável atua no desenvolvimento de tecnologias e soluções para reduzir o desperdício de água, otimizar custos e ajudar empresas a alcançarem elevados padrões de eficiência hídrica e ESG. Em 8 anos de empresa, a T&D alcançou a marca de 1 bilhão de litros de água economizados para seus clientes.

Grandes consumidores, como indústrias, shoppings, hospitais, condomínios e operações logísticas, enfrentam crescente pressão regulatória, social e econômica para reduzir desperdícios e mitigar riscos de escassez. Além disso, os custos associados ao consumo e ao tratamento da água estão cada vez mais altos, tornando a eficiência hídrica não só uma responsabilidade ambiental, mas também uma vantagem competitiva.

Nesse cenário, surge a oportunidade de criar soluções inovadoras que ajudem empresas a medir, monitorar, reaproveitar e reduzir o uso da água em seus processos. Mais do que poupar recursos naturais, o objetivo é claro: economizar dinheiro e reduzir despesas operacionais.

Desafiamos você a pensar em produtos e serviços que gerem impacto positivo tanto para o meio ambiente quanto para o caixa das empresas na economia de água para grandes consumidores.

EXEMPLOS DE SOLUÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS
  • - Monitoramento inteligente
    (Plataformas digitais, sensores IoT e sistemas de análise de dados para identificar desperdícios, prever consumo e propor melhorias em tempo real — transformando dados em economia direta na conta de água).
  • - Reuso e reaproveitamento
    Tecnologias e processos que viabilizem a captação e o reaproveitamento de águas cinzas, pluviais ou de processos industriais, reduzindo a dependência de água potável e os custos associados.
  • - Tecnologias de tratamento
    Soluções inovadoras de filtragem, purificação e regeneração de água, aplicáveis a grandes volumes, com baixo custo de manutenção e alto retorno financeiro.
  • - Mudança de comportamento e cultura
    (Ferramentas gamificadas, campanhas internas ou plataformas de engajamento que incentivem práticas de redução e reaproveitamento de água, transformando engajamento em resultados econômicos reais).
  • - Subprodutos e novos serviços
    (Oportunidades para que a economia de água também gere benefícios adicionais, como créditos de sustentabilidade, certificações, relatórios ESG e vantagens competitivas para o negócio).
  • - Acesso a dados de consumo
    (Soluções que permitam acesso rápido, seguro e autorizado ao histórico de consumo de água mensal dos clientes).
  • - Facilitação da jornada do lead
    (Soluções que tornem mais simples e transparente o processo de compartilhar dados de consumo, permitindo uma melhor compreensão e engajamento daqueles que buscam por eficiência hídrica).
  • - Benefícios compartilhados
    (Propostas que tragam vantagem também para as companhias de abastecimento e para os consumidores, como redução de burocracia e transparência).
  • - Outras soluções que achar pertinente para resolver este desafio.
METERIAL DE APOIO